Veja abaixo algumas dicas sobre vidros blindados (vidros de resistência balística).
A delaminação de vidros blindados é a perda de adesão entre as camadas, sendo mais frequente no poliuretano e o policarbonato.
Entre os inúmeros fatores que contribuem para a delaminação, estão os diferentes coeficientes de dilatação térmica dos materiais empregados.
As variações de temperatura fazem com que a chapa de policarbonato “trabalhe” mais em relação ao vidro e ocasionem as perdas de adesão (bolhas).
Regra geral: quanto melhor é o processo de laminação utilizado pelo fabricante do vidro, menores são as chances de que isso ocorra. E o fabricante deve ter know-how reconhecido.
No processo de como é feito um vidro blindado eventualmente tais sensores podem ter a sensibilidade diminuída, uma vez que o vidro de resistência balística tem espessura maior que a do vidro “comum”. Existem soluções para minimizar essa interferência, entre elas, fazer um “recorte” no bloco balístico, assim, nessa área, o vidro teria espessura próxima do vidro laminado comum.
A espessura do vidro blindado não é a única determinante quanto à resistência balística. Os materiais utilizados e as técnicas aplicadas pelo fabricante quando do desenvolvimento de um composto balístico é que determinam o nível de proteção.
Em aplicações automotivas, quanto mais leve e fino for o vidro, de resistência balística melhor. Já para uso em blindagem arquitetônica, a espessura e o peso não têm tanta relevância.
Os vidros blindados para automóveis são classificados de acordo com os diferentes mercados de destino segundo as normas que estabelecem e classificam os níveis de resistência balística, as mais difundidas são:
• Brasil: ABNT NBR 15000:2005 (em revisão pela Comissão de Estudo Especial, CEE-161).
• Estados Unidos (USA): NIJ 0108.01:1985 e UL 752;
• Europa: EN 1063, VPAM 2006, BRV 2009;
• Norma ISO 16935 (aplicação na blindagem arquitetônica)
• OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte: STANAG 4569;
• Argentina: RENAR MA.02
Cada uma delas prevê diversos níveis de proteção inclusive classes abertas, ou seja, a critério do cliente. Variam também: métodos de ensaio, armas, munições, projéteis, distância, energia, velocidade, espaçamento e quantidade de disparos e o tipo do material-testemunha.
Consulte a Tabela nesse site para conhecer várias armas e os níveis compatíveis.
No Certificado de Garantia PG Products constam normas e níveis de proteção em que se enquadram os vidros de resistência balística fornecidos.